Os cafés especiais têm ganhado cada vez mais popularidade no Brasil. Diferenciados, eles são amplamente consumidos por apreciadores da bebida que desejam uma experiência sensorial única. 

E nesse post vamos explicar melhor o que eles são, suas diferenças dos demais cafés, e onde encontrar. Confira!

O que são cafés especiais?

Os cafés especiais são diferentes pois possuem características únicas e marcantes. Elas são avaliadas conforme a Metodologia de Avaliação Sensorial da SCA (Specialty Coffee Association)

Nesse método, os seguintes quesitos são avaliados: Fragrância/Aroma; Uniformidade; Doçura; Sabor; Acidez, Corpo, Finalização, Harmonia e Conceito Final. 

Todos os quesitos são avaliados e pontuados. O Ranking SCA pode ir até 100, e só são considerados cafés especiais aqueles que atingem a pontuação mínima de 80. 

A grande diferença dessas bebidas para aquele cafezinho comum que encontramos nos supermercados é que elas trazem experiências sensórias exclusivas. E não apenas a cafeína.

Desde o cheiro que elas emanam ao serem preparadas, até a cor que atingem, tudo isso soma-se, criando um momento único de apreciação. Por isso que elas vêm ganhando cada vez mais espaço entre os apreciadores, assim como as cervejas especiais entre os cervejeiros. 

Os cafés especiais custam muito caro? 

Essa é uma pergunta frequente em relação aos cafés especiais, e a resposta é que essas bebidas, nos lugares certos, possuem um bom custo-benefício. Isso porque, como dito acima, você não está pagando apenas pela cafeína, mas pela experiência!

E isso envolve um processo de produção trabalhoso e sofisticado. Desde a escolha dos grãos, até a torra, tudo é feito de forma minuciosa, para que no final o consumidor tenha o seu momento sensorial exclusivo ao tomar uma xícara de café especial. 

Mas, é possível encontrar serviços que oferecem essas bebidas com um preço acessível, e com uma boa curadoria. E vamos falar dele a seguir. 

Onde encontrar cafés especiais?

Mas afinal, onde encontrar cafés especiais? Eles são vendidos em qualquer lugar? A resposta é não!

Essas bebidas são comercializadas em locais específicos. Em Belo Horizonte, por exemplo, você pode encontra-las na Noete. O espaço é especializado no assunto, tanto que ganhou o prêmio de Melhor Cafeteria de BH em 2018.

No local é possível conhecer uma grande variedade de cafés especiais e ainda curtir um ambiente agradável e descolado.

Já para quem deseja apreciar esse tipo de bebida em casa, existem também os Clubes de Assinatura de café. Neles, você assina um plano mensal, e recebe uma seleção de cafés especiais no conforto do seu lar. 

A Noete, inclusive, oferece esse tipo de serviço para Belo Horizonte e Região Metropolitana. Todos os cafés são selecionados por especialistas, e você consegue ter uma seleção exclusiva.

E o melhor de tudo é que a própria empresa faz a torra dos grãos, então você recebe tudo sempre fresquinho. Além disso, são vários planos para que você possa escolher aquele que se encaixa melhor no seu bolso. 

Ficou interessando e quer provar alguns dos melhores cafés especiais? Então aproveite para conferir o site da Noete e saiba mais sobre o clube de assinatura.

Autor

Deixar um comentário