O café espresso é um das formas de tomar café mais tradicionais pelo mundo, e uma das partes mais importantes no funcionamento de uma cafeteria, e portanto, deve ser tratada com muito carinho.

É necessário equipamentos de qualidade, e o apoio próximo de uma assistência acaba prevenindo muita dor de cabeça. Por isso é sempre interessante trabalhar com equipamentos novos, e considerar também a possibilidade de trabalhar com máquinas alugadas, que possuem assistência própria. Essa escolha acaba sendo pessoal do cliente, mas indicaremos a opção que entendemos ser a mais interessante.

Vale lembrar que a máquina de espresso é responsavel por várias bebidas, como espresso, cappuccino, ristretto, frappuccino, mocha, macchiatto, além de drinks gelados, o que é parte considerável da carta de cafés da cafeteria.

O funcionamento e regulagem da máquina de espresso e do moinho devem ser rotinas diárias, de modo a garantir a qualidade da bebida durante todo o dia. É muito importante também a limpeza da máquina após o expediente, pois acaba afetando diretamente a qualidade da bebida e dificulta a regulagem da mesma no dia seguinte.